Bruna Santos

Foca na Band

O projeto “Foca na Band” foi desenvolvido por mim e alguns colegas para o Concurso Nacional de Jornalismo de Narrativas Transmídia promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, disputado por mais de 5 mil estudantes. A produção envolveu vídeo-documentário, ensaio fotográfico e podcasts sobre o tema “Retrospectiva 2020, um olhar para 2021” proposto pela Band.

O desafio ocorreu no segundo semestre de 2020, e foi realmente desafiador produzir os conteúdos audiovisuais em um período tão atípico.

Todo esforço valeu a pena: vencemos o concurso!

Após sermos escolhidos como o grupo vencedor pela equipe da Band, fomos convidados para visitar a emissora e assistir ao Jornal da Band diretamente do estúdio. Durante a visita, exploramos a redação de jornalismo e acompanhamos de perto toda a movimentação dos profissionais enquanto o jornal ia ao ar.

Além disso, tive a oportunidade de conhecer e conversar com renomados jornalistas como Lana Canepa, Eduardo Oinegue, Paloma Tocci e Joana Treptow.

Vencedora do Concurso Band (2)

Calendário vivo

A costura de memórias de um ano histórico marcado por medo, solidão e luto, mas também esperança. 

O vídeo documentário, voltado ao público geral, oferece uma retrospectiva única do ano de 2020. Em vez de focar em eventos, explora experiências individuais através de memórias e expectativas.

Inspirado pelos vídeos do TikTok, o segundo aplicativo mais baixado de 2020, este material audiovisual aposta no engajamento dos usuários por meio da identificação pessoal e emocional.

FocaCast

Para ouvir, pensar e sentir, diferentes perspectivas e possibilidades para 2021.

O episódio piloto do podcast FocaCast aborda “O papel das redes sociais durante a pandemia”. Nele, a doutora e pesquisadora em Comunicação Digital Issaaf Karhawi é entrevistada por mim, Bruna Santos, e por Clara Rodrigues. Durante a conversa, discutimos a relação dos jovens com as redes sociais em 2020 e traz perspectivas sobre essa dinâmica em um cenário pós-pandemia. Além disso, o episódio provoca reflexões nos ouvintes sobre educação midiática e o uso da internet e das redes sociais. 

O podcast oferece ainda mais dois episódios: “Podcarta – Um Adeus para 2020” e “Foco em 2021”. Neles, especialistas de diversas áreas compartilham previsões para o ano seguinte. Ambos episódios seguem uma estrutura semelhante, destacando os mesmos especialistas e clipes de áudio, enquanto permitem ao ouvinte decidir como ele quer que essa história seja contada. No primeiro, o roteiro ousa ao propor um divertido diálogo entre os anos de 2020 e 2021, enquanto no segundo episódio, adota um formato flerta com o literário ao apresentar uma carta de despedida para 2020.

Mascarados

Rostos sem expressões, corpos sem identidade. As máscaras, essenciais para a manutenção da nossa existência nesse período, acentuaram a sensação de ausência do outro.

O ensaio fotográfico idealizado para redes sociais, especialmente o Instagram, visando alcançar o público geral de todas as idades.

Utilizamos enquadramento em primeiro plano com fundo desfocado, destacando os rostos por trás das máscaras.

Sobre o projeto

Para o nosso grupo, composto por seis jornalistas — Bruna Santos, Breno Vicente, Clara Rodrigues, Isabella Arruda, Sara Martins e Raisa Rocha — nunca foi apenas sobre criar um produto e entregá-lo para a Band. Queríamos mais!

Por isso, desenvolvemos uma ideia que poderia se tornar um grande diferencial no espaço de comunicação.

O conceito

O ano histórico de 2020 foi marcado por sentimentos como medo, solidão e luto. Na corrida contra uma ameaça invisível da qual sabíamos pouco, foi também um período definido pela perda da subjetividade. Rostos sem expressão, corpos sem identidade. As máscaras, essenciais para a manutenção da nossa existência nesse período, acentuaram a sensação de ausência de conexão com o outro, sentimento constante desde a virada do século pelo rápido desenvolvimento das tecnologias e aumento da velocidade nas trocas informacionais.

Para falar do ano intenso que se encerrou, o grupo Foca na Band buscou minimizar os estímulos. Além dos materiais já apresentados, ainda criamos um site para o projeto, com uma proposta visual simples e direta, de navegação intuitiva, com poucas a base conteúdo disposto na página inicial. A logo pega emprestado o apelido dos aspirantes a jornalistas (foca) com cores inspiradas na identidade visual da Band. A escolha da fonte foi por uma família sem serifa, na cor preta e em fundo branco. 

 Da mesma forma, o ensaio fotográfico e o material audiovisual buscaram captar o essencial. Com o humano em evidência, planos fechados padronizados e montagem direta, com poucas modificações na pós-produção, provocando empatia e reconhecimento. Nos retratos, olhares repletos de significados saltam à vista em rostos cobertos. No vídeo documentário, a costura de histórias em ordem cronológica remonta as memórias recentes dos espectadores. 

Para vislumbrar o futuro optamos pela produção de podcasts, com a apresentação de três episódios de gêneros distintos. O formato representa o presente e o futuro da comunicação, sendo o Brasil, até então, o segundo maior consumidor desta mídia no mundo, atrás dos Estados Unidos.

Conteúdo transmídia

O produto audiovisual e o ensaio fotográfico têm ligação direta, compartilhando muitos dos mesmos personagens. Enquanto o vídeo propõe uma abordagem única para recapitular eventos e apontar perspectivas, as imagens resumem capturam a essência do ano presente.

Os podcasts, por sua vez, dedicam-se às previsões, com um formato de mosaico que se repete, especialmente nos episódios dois e três, com uma variedade de vozes e previsões. O primeiro episódio aborda o que está no presente, um tema que ganhou destaque em 2020 e acreditávamos que certamente se manteria no futuro, as interações humanas mediadas pela tecnologia e pelas redes sociais.